WSCAD 2014 - XV Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho

Palestrantes:


Celso Mendes
National Center for Supercomputing Applications (NCSA) / University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC), EUA


Pedro Diniz
USC - University of Southern California


Walfredo Cirne
UFCG/Google Inc.


Patrocinio:

unitech.jpg

intel

B2F2.jpg SGI_logo_black_lg.png

aniversario

São José dos Campos - São Paulo - Brasil
08 a 10 de outubro de 2014


A programação completa está disponível no Google Agenda e pode ser importada.

programa_preliminar"

OBS: a programação está sujeita a alterações.

Trabalhos aceitos (por sessão)

Informações sobre o jantar de confraternização

Onde: Golden Grill e Pizza, Avenida Cassiano Ricardo, s/n, Jardim Aquarius,
São J. dos Campos - SP. Fone: (12) 3911-7781

Quando: dia 09 de outubro, a partir das 19h

Quanto: R$ 40,00 por pessoa, pagamento no local. As bebidas serão cobradas à parte por meio de comanda individual.

Resumos das palestras e do painel

Palestra 1: Celso Mendes, UIUC/NCSA, EUA

Título: Um Dia na Vida de um Sistema Petaflop

Vários sistemas computacionais com desempenho na faixa de petaflops estão em uso atualmente, e espera-se que em alguns anos novos sistemas atinjam a faixa de exaflops. Estes sistemas têm permitido a execução de tarefas complexas e inovadoras em muitas áreas da ciência e da engenharia. Por outro lado, a construção, instalação e operação de um sistema destes representam desafios tecnológicos enormes. Nesta apresentação serão mostrados alguns destes desafios, e como eles têm sido superados, no caso do sistema Blue Waters, uma das maiores máquinas disponíveis atualmente para a comunidade científica. Com uma capacidade de desempenho sustentado acima de um petaflop num espectro considerável de aplicações em diversas áreas, o Blue Waters vem possibilitando avanços e novas descobertas em muitas destas áreas. Após uma breve introdução descrevendo o sistema e seu histórico de existência até o momento, serão mostradas algumas das aplicações que vem sendo utilizadas no sistema, problemas encontrados ocasionalmente em seu cotidiano de operação, e perspectivas para o futuro.

CV resumido: Celso Mendes é membro do projeto Blue Waters no National Center for Supercomputing Applications (NCSA) da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (UIUC). Ele recebeu sua graduação em Engenharia Eletrônica em 1980 e Mestrado em Engenharia Elétrônica em 1988, ambos pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Recebeu seu Ph.D. em Ciência da Computação em 1997 da Universidade de Illinois. Desde 1982 trabalha como engenheiro no INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Palestra 2: Pedro Diniz, USC/ISI, EUA

Título: Modelo de Programação para Computação Científica com Suporte a Falhas de Memória

Com o crescente aumento da ocorrência de erros de memória em sistemas de larga escala (exascale), a tolerância a falhas, em particular as que advêm de erros de memória, tem ganho relevo nos tempos atuais. Sistemas de alto desempenho (High-Performance Systems), já instalados em várias instituições, são compostos de milhões de núcleos (cores) de processamento e de módulos de memória. A diminuição da geometria das tecnologias atuais no curto prazo, bem como a variabilidade dos processoes de fabricação, irão certamente levar a um aumento do número e da gravidade dos erros dos vários componentes individuais instalados. Porém, nem todos os erros são da mesma natureza ou devem ser tratados como tal. No momento, não existe nenhuma interface com a qual programadores possam avisar ao sistema operacional ou a um ambiente de execução quais erros devem ou podem ser ignorados. O resultado é que atualmente todos os erros são tratados como erros críticos, levando a uma execução pessimista.

Nesta palestra, descrevemos um modelo de programação que foca nos aspectos de resiliência, permitindo aos programadores exprimirem informação sobre onde e em que contexto as falhas de execução podem ser toleradas. O modelo de programação proposto baseia-se em extensões do tipo diretivas. Ilustramos igualmente a eficácia destas diretivas através de vários exemplos de aplicativos quando executados em ambientes simulados com falhas de memória. Descrevemos igualmente um mecanismo de inferência que utiliza a informação sobre tolerância a falhas fornecida pelo usurário para aumentar a resilência da execução de um programa em sistemas de alto desempenho. Resultados experimentais preliminares apresentados aqui, embora limitados a um pequeno conjuntos de kernels de computações científicas e baseadas em grafos, revelam que com um esforço modesto de programação estes mecanismos linguísticos apresentam um custo em tempo de execução reduzido. Além disso, permitem que as execuções sobrevivam a um grande número de erros de memória que de outra forma resultariam em falhas de execução.

Dado que a ubiquidade de falhas tem passado a ser uma ocorrência cada vez mais comum, torna-se cada vez mais importante providenciar ao usuário mecanismos em nível de aplicativo com os quais ele/ela poderão transmitir às várias camadas do sistema (sistema operacional ou compilador) quais os critérios de aceitação de resultados da execução do programa. O sistema pode assim explorar esta informação para tomar várias decisões relativas à execução do aplicativo de forma a oferecer um ambiente de computação confiável. O trabalho que se descreve nesta apresentação é um primeiro passo nesta direção.

Presenter's Short Bio: Pedro C. Diniz is a Research Associate in the Computational Sciences Division at the University of Southern California's Information Sciences Institute. Dr. Diniz has 20 years of experience in the areas of computer architecture, high-performance computing and compilation, program analysis and optimization. He has been a principal participant in major research programs funded by DARPA and DoE's Office of Science. He has collaborated with universities, national laboratories and industry as prime contractor and sub-contractor. Dr. Diniz received a B.S. in Computer and Electrical Engineering and a M.S. in Electrical Engineering from Technical University of Lisbon in 1988 and 1992 and a Ph.D. from the University California at Santa Barbara in 1997. His current research focuses on program analysis for software resiliency and high-performance and reconfigurable computing.

Palestra 3: Walfredo Cirne - Google, BR

Título: Gerenciando a Nuvem

Computação nas Nuvens tem por objetivo criar a ilusão que recursos computacionais estão disponíveis sob demanda e que clientes podem escalar infinitamente.  Na realidade, todavia, os recursos da Nuvem são finitos e mante-los ociosos gera prejuízo para seus provedores.  Como dimensionar os recursos da Nuvem?  Como melhorar sua utilização?   Em suma, como ter lucro sendo um provedor de Nuvem?  Estas são as questões que discutiremos nesta palestra.

CV Resumido: Walfredo Cirne possui graduação em Ciência da Computação [C. Grande] pela Universidade Federal da Paraíba (1991) , mestrado em Informática pela Universidade Federal da Paraíba (1992) e doutorado em Computer Science pela University Of California San Diego (2001) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande e Software Enginneer da Google Inc.. Tem experiência na área de Ciência da Computação , com ênfase em Sistemas de Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Scheduling, Parallel supercomputers, Space-shared computers.

Painel: Computação de Alto Desempenho: de 2000 a 2030

aniversario Neste painel comemorativo dos quinze anos do WSCAD os participantes serão convidados a analisar os quinze anos passados e a antecipar os próximos quinze anos de desenvolvimento nas áreas de Processamento de Alto Desempenho, Arquitetura de Computadores e Sistemas Distribuídos. Os participantes são professores doutores e pesquisadores de grande influência na comunidade de Alto Desempenho, representantes de universidades e institutos de pesquisa reconhecidos nacional e internacionalmente.

O painel, que será coordenado pelos professores doutores Alba Melo (UNB) e Álvaro Fazenda (UNIFESP), Coordenadores de Programa do evento. Contará com a participação dos seguintes pesquisadores:

  • Celso Mendes - UIUC/NCSA, EUA
  • Walfredo Cirne - Google, BR
  • Liria Sato - USP, BR
  • Siang Song - USP, BR
  • Bruno Schulze - LNCC, BR
  • Philippe Olivier Alexandre Navaux - UFRGS, BR
  • Jairo Panetta INPE, BR


Promoção Organização Colaboração
SBC unifesp usp unb ufrj ufsc unicamp ufsm mackenzie